Conheça a importância do Gari

A profissão de gari não é muito valorizada, mas é de suma importância para a sociedade. No Brasil, poucos ainda têm consciência ambiental e mantêm a cidade limpa, por esse motivo, este profissional se faz cada vez mais necessário. Vale ressaltar que desde 2012 mais de 700 municípios já efetuam a coleta seletiva no Brasil e a previsão é que até o final de 2014 este número supere os 1000 municípios.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, divulgada no ano de 2000, o Brasil produz 228.413 toneladas de lixo por dia, sendo que: de 5.507 municípios brasileiros, 5.475 possuem o serviço de limpeza urbana, mas apenas 451 dispõem de coleta seletiva e 352 têm sistema de reciclagem.

Selecionamos alguns motivos para ressaltar a importância desse profissional. Veja!

Colabora para o meio ambiente de forma consciente

O gari limpa diversos cantos da cidade pensando na qualidade de vida da população. Além disso, ele evita que partes importantes da natureza sejam poluídas, como as árvores dos parques em uma região.

Evita o acúmulo de lixo

Este profissional evita o acúmulo de lixo e até mesmo a proliferação de doenças em uma região. A sujeira parada pode atrair insetos, ratos e outros animais que podem se alimentar do material e liberar bactérias para população, seja em forma de fezes, seja por uma picada.

Não permite enchentes

Os garis limpam bueiros e evitam que, em muitos lugares, ocorra o acúmulo de lixo para o surgimento de enchentes. Mesmo com o trabalho deles é preciso ter atenção redobrada à higienização desses locais.

Limpeza de córregos

A limpeza de córregos feita por garis pode ajudar a combater um perigo cada vez mais comum nas cidades: a dengue. Os córregos hoje são locais de acúmulo de lixo e de materiais com água parada, que é onde o mosquito libera seus ovos e se reproduz.

Lavação de ruas

Imagine se não existisse o profissional para limpar as ruas? Imagine só o cheiro que elas teriam? Os motivos da limpeza são diversos, mas vale ressaltar que o gari coloca as avenidas em ordem.

Reciclagem

Em algumas cidades de nosso país, os garis também contribuem e estimulam a reciclagem. Alguns do municípios, inclusive, capacitam esses profissionais para trabalhar e instruir a população a respeito do método.

 

Comentários

comentários