biomatrix_6 @ Personal C02 por agência Browse

A despoluição de rios é um processo caro e inviável a longo prazo, segundo especialistas. Entretanto, um sistema ecológico criado na Inglaterra que une a despoluição dos rios à preservação da paisagem natural pode ser a solução para este preocupante problema ambiental.

O sistema chama-se Biomatrix e trata-se de uma obra de engenharia flutuante de baixo custo que pode ser instalada em reservatórios, canais e lagos contaminados. Ele pode ser adaptada para outros usos, como pontes flutuantes, ilha de habitat de pássaros, passarelas, obras de arte públicas ou sítio de ancoragem de barcos totalmente integrados ao sistema de tratamento.

Um relatório da Comissão Mundial de Águas, entidade internacional ligada à ONU, aponta que, entre os 500 maiores rios do mundo, mais da metade enfrenta sérios problemas de poluição. Segundo o documento, a solução para isso consiste em três ações: coletar, afastar e tratar os esgotos antes de lançá-los nos rios.

Sistema flutuante @ @ Personal C02 por agência Browse

biomatrix_2

biomatrix_6

sistema-ecologico-recupera-rio-poluido

sistema-ecologico-recupera-rio-poluido3

Nas imagens é possível ver um exemplo de um canal alterado pelo Biomatrix. O “Canal Palco”, em Manila (Filipinas), sempre foi conhecido por ser uma aglomeração de esgoto e lixo a céu aberto. Foram então instalados 110 m² de ilhas flutuantes do sistema, e o resultado foi esse.

Comentários

comentários