empresa sustentável @ Personal C02 por agência Browse

Muitas pessoas se perguntam: “Esta empresa está apenas realmente preocupada com o meio ambiente, por questões sociais ou de direitos humanos?”. Será que as empresas realmente compreendem que essas questões afetam a vida das pessoas e o futuro de nosso planeta, assim como sua própria rentabilidade?

Separamos três perguntas chaves para se determinar se uma empresa leva a sério a sustentabilidade, veja:

Pergunta nº 1: a diretoria é organizada para abordar a sustentabilidade?

Como se pode discernir se a diretoria é organizada para esse fim?

– O conselho de diretores tem um comitê focado em questões de sustentabilidade, cujos membros têm estatura relevante, experiência e perícia? Essa informação deve estar disponível no site da companhia.

– O conselho de diretores é formado por pessoas de formações e perspectivas de diversificadas, incluindo pessoas com experiência e perícia em mercados emergentes; questões sociais, econômicas e ambientais; e novas tecnologias? Isso indica que a diretoria como um todo é capaz de imaginar o potencial maior da companhia, assim fazendo perguntas gerenciais relevantes em um mercado global onde fatores sociais, econômicos e ambientais mutáveis afetam o crescimento e os lucros.

Pergunta nº 2: Como a companhia se envolve com parceiros valiosos e ONGs/entidades beneficentes em questões de sustentabilidade?

Como você pode discernir se a empresa se envolve com ONGs/entidades parceiras valiosas em relacionamentos significativos?

– Qual é a qualidade e a credibilidade das ONGs/entidades parceiras? O que você pode saber sobre a missão e o trabalho da organização, dos membros da diretoria e suas afiliações, o passado dos executivos e suas principais fontes de renda? Essa informação deve estar disponível no site da companhia, assim como no site das ONGs/entidades e o formulário de Imposto de Renda da ONGs/entidades.

– Qual a importância do relacionamento entre a companhia e as ONGs/entidades e qual é o impacto de seus esforços conjuntos? O que você pode determinar com base nas comunicações entre a companhia e as ONGs/entidades, assim como em uma pesquisa na Internet?

Pergunta nº 3: Como a companhia se envolve com os atores interessados?

Como você pode discernir se uma companhia está envolvida com os atores? Como existe uma variedade de grupos interessados, e tantas formas de envolvimento, isso pode ser mais difícil de verificar, mas aqui estão algumas maneiras:

– A companhia descreve suas relações com ONGs/entidades que ajudam a facilitar seu envolvimento com os atores em comunidades globais ou distantes onde a empresa tem presença? Essas ONGs/entidades parecem qualificadas com base em sua missão e seu trabalho, diretoria e afiliações, o passado dos executivos e suas principais fontes de renda? Essa informação deve estar disponível no site da companhia, assim como nos sites das ONGs/entidades parceiras e no Imposto de Renda das ONGs/entidades.

– A companhia tem uma presença na mídia social que permite intercâmbio?

– A companhia participa de organizações como CDP, Global Reporting Initiative, IIRC e Sustainability Accounting Standards Board (para companhias americanas), que ajudam a facilitar a responsabilidade contábil e a divulgação de impactos sociais e ambientais?

Consumidores, empregados e investidores estão conduzindo a agenda de sustentabilidade, e empresas inteligentes estão prestando atenção nisso.

empresa sustentável @ Personal C02 por agência Browse

Fonte: brasilpost.com.br

Entre os nossos serviços, preparamos sua empresa para certificações, inventários de emissões, verificações e auditorias. Acesse aqui e confira.

Comentários

comentários